Redescobrindo
Seu Espaço
Imagens da Escola
Aqui tem
Mais Projetos
Tudo Acontece Aqui
Informações
Viajando na Web
A gente se Fala
English Version
Home Page
 
Acima
Abaixo

Aqui Tem Mais Projetos
 
A nossa Escola desenvolve vários projetos, sendo alguns efetivos, com objetivos diversos.
Confira abaixo cada um deles:

 

Formação Continuada de Professores
A Escola Criativa em seu processo de formação preocupa-se com o desenvolvimento das competências necessárias ao trabalho docente, por isso oportuniza ao educador a possibilidade de vivenciar a inquietação sobre seus próprios conceitos e experiências, levando – a sempre se rever, se questionar e refletir. Pois, formar-se não significa apenas fazer cursos, mas aprender a partir de procedimentos individuais e coletivos de auto-formação.
 

Quintal da Vida:
Toda sala de aula possui um espaço de terra para desenvolver atividades lúdico – criativas (onde se brinca, se encanta e se diverte, onde o imaginário infantil flui proporcionando momentos de criação, numa verdadeira celebração da alegria) e de estudos e pesquisas ligados aos mais diversos temas, de ciências às artes. O espaço proporciona o contato dos alunos com a natureza, alguns animais e plantas, além de possibilitar o trabalho das relações interpessoais, sensibilizando-os e conscientizando-os do papel de cada um e do grupo no cosmos.
 

Momento Brasil:
Este projeto, além de ser uma forma de despertar o interesse e o respeito por alguns símbolos nacionais - a bandeira e o hino -, investe na ampliação do espírito de brasilidade dos nossos alunos; pois circula informações e boas notícias que exaltam nosso país e seu povo.
 

Apoio Pedagógico e Recuperação Paralela:
Tem como objetivo realizar atividades levando em conta as diferentes necessidades dos nossos alunos e oportunizando a aquisição do conhecimento em momentos alternativos e proporcionando seu avanço nas disciplinas curriculares.
 

Aprendiz de Educador:
Segundo Paulo Freire (1996:26), faz-se necessário que o aprendiz de educador venha a compreender princípios ou saberes necessários à prática educativa, reconhecendo que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
O projeto tem como objetivo principal a interação de acadêmicos e/ou professores com o espaço pedagógico da Escola Criativa, no sentido de prepará – los, caso haja necessidade de novo profissional no quadro docente.

 

Acompanhamento Psicopedagógico:
A Escola Criativa de Uberaba sempre se preocupou em desenvolver uma metodologia que privilegiasse o ser que aprende para a partir daí, planejar o como ensinar.
É nesse contexto que o presente projeto pode contribuir no sentido de abordar as bases afetivas do ato de aprender e instrumentalizar o educador para que possa ampliar seu olhar e compreender os processos além das situações emergentes e, assim, buscar estratégias capazes de fazer com que o trabalho possa fluir significativamente.
A Escola Criativa entende que todas podem aprender em proporções variadas, mas todos têm essa condição.

 



Hora do Conto:
Este projeto surgiu do desejo de aprender e ensinar por meio de contação de histórias, proporcionando às crianças momentos de fantasia e maravilhamento, além de integrá-los com personagens que despertam a criatividade e o interesse pelo mundo da linguagem oral e escrita.
 


Festas: Páscoa, Junina e Primavera
As festas fazem parte da cultura do povo. A festa da Páscoa remonta o período que antecede a era cristã – significa “passagem”.
As festas Juninas, de acordo com a região do país, variam os tipos de dança, indumentária e comida e representam uma das manifestações culturais brasileiras mais expressivas.

A Festa da Primavera, na Criativa, tem como objetivo a integração dos nossos alunos com a comunidade carente. A beleza, a alegria e a “boa nova” que abre a primavera se consolidam na ação social, envolvendo doação material e humana na realização de jogos, oficinas e recreações com creches a asilos.

 

Projeto Gas - Participação  no GAS - Grupo de Adolescente Solidário. Os alunos do 9° ano sob a coordenação da professora de Filosofia desenvolvem um trabalho de Ação Social, no sentido de desenvolver o protagonismo juvenil. Participando desses encontros, nossos alunos trocam experiências e constroem - de forma saudável, alegre e comprometida com a transformação amorosa do contato social - suas identidades.

Acantonamento e Acampamento:
Acantonar significa uma pernoite em lugar coberto e acampar, pernoite em lugar livre. Visa dar ensejo a uma experiência educativa em comum, em contato íntimo com a natureza, que produza o impacto da novidade e da “aventura” sobre a imaginação, estimular a aprendizagem de habilidades para uma vida independente. É um presente a todos os alunos pelo dia da criança.
 

Criolímpico:
É um evento de caráter educativo, norteado pelos princípios da aprendizagem, ludicidade, autonomia, cooperação, solidariedade, inclusão e participação.
Tem como objetivos: promover a socialização e a integração na comunidade escolar; propiciar a aprendizagem técnica e tática desportiva e a prática de atividades físicas a todos os participantes; propiciar momentos de alegria e descontração.

 

Trabalho Acadêmico:
Propicia aos alunos do 8º e 9º ano a realização de um trabalho, seguindo as normas apresentadas pela ABNT, para a elaboração de um trabalho acadêmico; desenvolve nos alunos uma postura diferenciada, tanto na elaboração como na apresentação da pesquisa efetuada e amplia as possibilidades de argumentação pelos alunos diante de um trabalho regido por normas externas.
 

Coral Cantoria:
A arte é muito valorizada na Escola Criativa e permeia todos os conteúdos, também é uma forma de avaliação. Com a música, na Educação Infantil, trabalhamos a concentração, a disciplina, o respeito ao colega.

Culminamos o trabalho anual com uma apresentação, no Natal, com todos os alunos do infantil.

 

Xadrez - Liga João Felix Fraga:
Buscar, através do jogo, em um ambiente prazeroso, a atenção e a concentração, o julgamento, a memória, a paciência e o autocontrole, a criatividade, a lógica matemática (o raciocínio analítico e sintético) e a organização metódica do estudo.
 

Jornal Fala Criativa:
Surgiu há 10 anos com o objetivo de utilizá-lo como mais um recurso pedagógico para trabalhar texto informativo, descritivo, narrativo. Os alunos se dividiam em grupos e montavam a redação do jornal com notícias da Escola Criativa, da Cidade e sobre os estudos do 5º ano.
Hoje, tem uma abordagem mais ampla com o objetivo de trabalhar também, a língua estrangeira (Inglês), jogos matemáticos...

 

Seguro Escolar:
Todos os alunos matriculados na Escola Criativa tem cobertura total de acidente, ocorrendo no espaço escolar ou fora dele, durante todo o ano letivo.


* Esses são projetos permanentes não incluindo os Projetos Pedagógicos Flutuantes que acontecem a cada ano, através de parcerias entre professores.

 

Aqui Tem Mais Projetos